Como Gerenciar Projetos

Conheça e domine as técnicas principais para gerenciar projetos e desenvolva as soft skills para ser um profissional de alto nível desejável por tantas empresas.

Falando de forma bem simples, podemos dizer que gerenciar projetos é aplicar o conhecimento, as técnicas, as ferramentas e as habilidades com o propósito de organizar e executar um projeto.

Mais de 70% dos projetos no mundo falham por falta ou má gestão nos projetos.

As fases (Ciclo de vida) para gerenciar um projeto numa área, numa empresa ou até na sua casa são:

  • Definição: Será necessário definir a equipe, as partes interessadas, os riscos, como será realizada a comunicação e o objetivo do projeto. É muito importante o envolvimento de todos envolvidos. Vi acontecer muito nas empresas a alta gestão passar a responsabilidade para o líder do projeto. A probabilidade de não ter o resultado esperado é grande. Por isso é muito importante que os projetos também sejam de interesse da alta direção (Partes interessadas)
  • Planejamento: Para que tudo possa correr da forma esperada é ideal que seja criado um cronograma com prazo estimado. Envolva toda a equipe.

Dica: Não pense que é um tempo perdido. Pelo contrário vai fazer você evitar possíveis erros lá na frente.

  • Execução: Execute tudo o que foi planejado e acordado com sua equipe.
  • Monitoramento e controle: É Nesse momento que o gerente de projetos irá atuar para monitorar e gerenciar o projeto e apresentar as melhorias, os ganhos para toda a equipe e partes interessadas
  • Encerramento: Muitos Líderes de projetos esquecem de realizar o encerramento e passar o projeto para o sponsor (Dono do projeto)

Para se ter sucesso é essencial passar pelas 5 fases citadas acima.

Dica: Sempre faça essa pergunta:

1- Como vou planejar para alcançar o resultado que eu almejo?

2- Quanto vai me custar?

3- Quanto tempo levarei para planejar e realizar

4- Quais os principais riscos? O que pode acontecer que pode dar errado no meu projeto?

A Integra+ Consultoria e treinamento ministra um curso de gerenciamento de projetos na prática. Entre em contato com a Integra+ e saiba como ser um gerente de projetos.

Participo de fóruns, encontros lean e de gerenciamento de projetos e uma das frases que mais ouço de diversos especialistas em projetos é:

              ENVOLVER A EQUIPE!

Sem o envolvimento de todos vai dificultar muito para o gerente de projetos. Um projeto que poderia durar 3 meses, pode durar 6 ou até mais. E vou mais além dependendo do projeto pode até ser cancelado.

Fale com a Integra+ Consultoria e treinamento e descubra como podemos ser seu parceiro nesta jornada.

Gostou? Compartilhe este material com seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais.

Um abraço,

Anna Sá Barreto (Especialista em Gestão de Projetos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *